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Beleza, alimentos e fármacos puxam alta de investimento em publicidade digital

Imagem: Camilo Jimenez/Unsplash

O investimento em publicidade digital no Brasil alcançou R$ 32,4 bilhões em 2022, o que representa uma alta de 7% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi puxado por um conjunto de setores do comércio, especialmente os de bens de consumo não duráveis, como beleza, alimentos e fármacos, segundo o estudo Digital AdSpend 2022, realizado pela Kantar IBOPE Media, em parceria com o IAB Brasil.

De acordo com o levantamento, o avanço no investimento em publicidade digital dessas áreas foi expressivo. Liderando o crescimento, o segmento de beleza, por exemplo, chegou perto de dobrar, com ampliação de 85% em comparação com 2021. O setor foi seguido de alimentos (alta de 83%), bebidas (+66%), farmacêutico (+42%) e vestuário (+39%).

Mas, pela pequena representatividade dessas áreas no share de investimentos totais em publicidade digital, no entanto, o impacto delas no crescimento geral foi atenuado. Ainda assim, foi possível compensar a retração no gasto publicitário de setores como o imobiliário, que apresentou queda de 65%, seguido de financeiro (baixa de 6%) e telecom (-1%).

Para 2023, 83% dos anunciantes pretendem manter ou aumentar os investimentos em comparação a 2022, segundo a pesquisa. O formato online vídeo foi o mais citado (67%) entre os modelos de anúncios que devem receber mais investimentos este ano. Foi seguido de search (52%) e display (51%).

O estudo também confirma a prevalência do mobile, que recebeu 77% da verba publicitária digital em 2022, em relação ao desktop (23%), no direcionamento dos anúncios por dispositivo. Já entre os canais, social media (53% do share publicitário digital) lidera, seguido de search (28%) e verticais de conteúdo (19%).

Consumo digital

A pesquisa ainda mapeou comportamentos de consumo digital. Entre os respondentes, 41% disseram que costumam seguir as marcas nas redes sociais (alta de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior). Mais da metade (52%) disse que frequentemente usa a internet para planejar compras (alta de 6 pontos). E 60% afirmam que comprar online faz a vida mais fácil (alta de sete pontos).

Além disso, a maioria (54%) diz que confia na nuvem para manter os dados seguros (alta de quatro pontos); 59% se sentem perdidos sem seu smartphone (alta de dois pontos) e, para 60%, é importante sincronizar todos os aparelhos eletrônicos (alta de dois pontos).


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