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Brand lift: Medição de marca traz solução em corrida por dados primários 

Imagem: Negative Space/Pexels

Pesquisas de brand lift veem sua relevância crescer num cenário em que dados primários e secundários estão cada vez mais valorizados. Desde a entrada em vigor das leis de proteção de dados pelo mundo, o ecossistema de publicidade digital se vê numa corrida por soluções de pesquisa e monitoramento de resultados que tragam informações mais precisas sobre os targets das marcas, e com mais controle de privacidade.

Com metodologia consolidada, o brand lift capta dados em primeira mão sobre o impacto das campanhas de publicidade digital na percepção da audiência. Por meio de tecnologias em constante evolução, a pesquisa é capaz de fazer o rastreamento de dados sem cookies, em parceria com veículos de mídia.

Atento a esse movimento, o UOL lançou no mercado o curso online “Soluções em Pesquisa”, que traz um capítulo inteiramente dedicado ao brand lift. O material explica metodologia, princípios e requisitos de campanha que o UOL utiliza para a realização desse tipo de pesquisa para seus anunciantes.

Além disso, o curso online indica boas práticas e estratégias para a configuração das campanhas de brand lift. Voltado a profissionais de marcas e agências, o material tem acesso gratuito, bastando realizar um cadastro na plataforma de ensino e acessar o curso.

Brand lift sem cookies

“As marcas vão experimentar mais com o enriquecimento de ‘first-party data’ à medida que procuram ativar os seus próprios dados e construir relacionamentos melhores com os consumidores. As marcas vão preferir soluções ágeis que estejam em conformidade com regras de privacidade”, aponta o relatório “Tendências e Previsões de Mídia 2022”, da Kantar.

Desde 2020, a Kantar, uma das principais empresas globais de pesquisa digital, investe no Project Moonshot – plataforma independente para medir a eficiência da publicidade digital sem o uso de cookies. A estratégia se prepara para o momento em que o Google Chrome deixar de oferecer suporte a cookies de terceiros, momento previsto para o fim de 2023, que deve produzir um apagão de trackeamento de jornadas.

“Como parte dessa iniciativa, combinamos diferentes técnicas para reportar a exposição a anúncios sem o uso de cookies, em conformidade com a privacidade, com o consentimento dos consumidores, validada e confiável”, afirma a empresa, que é parceira do UOL nas pesquisas de brand lift.

O brand lift usa uma metodologia clássica aliada à tecnologia para medir o impacto das campanhas. Por meio de algoritmos, o público é separado em dois grupos: um é exposto à publicidade online e outro, de controle, não tem acesso à campanha.

À medida que a campanha avança, ambos respondem a um mesmo questionário online. E os resultados são comparados. A partir daí é possível extrair métricas como lembrança, preferência, associação de mensagem, favorabilidade, intenção de compra.

Conheça estratégias para implementar pesquisa de brand lift na sua campanha, no curso online “Soluções em Pesquisa”, do UOL.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo