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eSports: tendências do mercado e oportunidades para marcas em 2019

Arena Geek City, produzida pela XLG UOL: experiências de eSports em eventos são tendência

O mercado de eSports deu um salto no ano passado, e a sua relevância só tende a aumentar, tanto para fãs, quanto para marcas patrocinadoras. Segundo previsão da Newzoo (agência global de marketing em eSports), o público global de eSports deve crescer 13% em 2019, chegando a 456 milhões de pessoas. Em 2018, eram 395 milhões.

No artigo “Newzoo’s Trends to watch in 2019” (Tendências a se observar em 2019), a agência aponta movimentos do mercado mundial de eSports. E o blog UOL AD_LAB identificou mais alguns pelo Brasil.

Veja 5 tendências no mercado de eSports para 2019:

1. Multiplicação de campeonatos

Com mais games ganhando popularidade, e as marcas criando disputas próprias, a tendência para 2019 é que os campeonatos de eSports se multipliquem. Além dos oficiais — Fortnite, o jogo queridinho do momento, terá pela primeira vez uma Copa Mundial em 2019 — as showmatchs, patrocinadas por marcas, devem se proliferar. Mais campeonatos, mais oportunidades para patrocinadores se inserirem nesse universo.

2. Mais equipes por times

Nos eSports, um mesmo time pode manter diversas equipes, cada uma especializada em um game. E a tendência é os times investirem na expansão. No Brasil, o Vivo Keyd é um exemplo. Com equipes que disputam League of Legends, Headstone e Clash Royale, a meta este ano é competir em mais dois games. O Santos eSports é outro caso. Até o fim de 2018, atuava em seis modalidades. Este ano, serão pelo menos mais cinco.

3. Estrelas de eSports em campanhas

Segundo a previsão da Newzoo, mais atletas de eSports vão protagonizar campanhas de marketing em 2019 pelo mundo. Já houve exemplos notáveis em 2018, com a estrela Uzi do League of Legends aparecendo ao lado da lenda do basquete LeBron James, na Nike’s Chinese. Também o jogador Ninja, maior streamer de Fortnite no mundo, foi o astro de um comercial para a Samsung. A tendência para 2019 é mais atletas estrelando campanhas. Marcas que forem boas “olheiras”, podem capitalizar atenção ao patrocinar prodígios nos eSports.

4. Disputas invadem eventos

Em 2019, o público terá mais experiências presenciais com os jogos eletrônicos nos eventos. No Brasil, a BGS já aumentou significativamente o espaço de eSports em sua programação. O MMA Experience, evento tradicional de luta, criou uma game edition. E estão confirmadas mais três edições com disputas de eSports para este ano. Esses são sinais de que cada vez mais as arenas de competição de eSports estão “invadindo” as feiras, eventos e convenções, tanto daqueles voltados para gamers, quanto para públicos diversos.

5. Arenas próprias e torneios em estádios

Para a Newzoo, ligas como a Overwatch League e a LoL Pro League devem promover competições em espaços próprios nos próximos anos. Já existem inúmeras arenas de eSports em construção, com previsão de abertura de portas em 2019. Alguns exemplos são LCK Esports Stadium da Riot Games, em Seul (Coréia do Sul), a Arena da Full Sail University, na Flórida (EUA), que será o maior local de eSports universitários do mundo. E o clube espanhol Real Madrid já planeja criar um espaço dedicado aos eSports em seu estádio.


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