_Brainstorm

SXSW brasileiro, festival HackTown retorna em setembro para apontar tendências

Imagem: Divulgação

Casa TIM 5g foi uma das ativações espalhadas por Santa Rita do Sapucaí, na última edição do HackTown realizada presencialmente

Considerado um dos principais festivais de inovação e criatividade da América Latina, o HackTown chega a sua 6ª edição retomando as atividades presenciais na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). Após um hiato de três anos, o evento será realizado de 15 a 18 de setembro. Serão mais de 800 atrações espalhadas pela cidade, como painéis, workshops, palestras, meetups, festas e shows musicais. O evento ainda conta com uma feira de exposições e espaços de ativação para marcas.

Inspirado no SXSW (South by Southwest), a conferência reúne profissionais, marcas e startups que apontam para as novas tendências mundiais e são referências em disrupção e ideias criativas. E trazem para as discussões temas que estão na ponta dos movimentos mundiais, como saúde, economia criativa e negócios. O UOL é parceiro de mídia do HackTown, e realizará uma cobertura de todos os dias do festival pelas redes sociais do UOL Para Marcas, trazendo destaques e curiosidades.

Entre os mais de 400 speakers previstos, estão confirmados Rafa Hessel, líder criativo e membro fundador do Brand Partnership Studio na Twitch Brasil; Cleo Santana, diretora da Favela Fundos, empresas da Favela Holding; Viviane Silvestre, creative strategist no TikTok, Pedro Cruz, LinkedIn Top Voice Orgulho, gerente de cultura & impacto na SOKO, entre outros representantes de marcas, agências, entidades e startups.

Segundo a organização, como nas demais edições, a conferência irá movimentar a cidade de Santa Rita do Sapucaí, espalhando as atividades por restaurantes, bares, escolas, museus, praças e também por auditórios. A ideia é que o público se integre ao clima de inovação desenvolvido na região. A cidade que fica a 220 km de São Paulo é sede do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e vem se destacando como polo de economia criativa. Isso sem perder o clima de interior e a vocação agrícola, como polo de produção de cafés especiais, um dos seus atrativos turísticos.

A programação do festival conta ainda com programações paralelas, todas integrando o HackTown. A Feira Hello World, por exemplo, tem o objetivo de conectar as inovações a oportunidades ao redor do mundo. A feira irá abrigar, no mesmo lugar, desde as mais promissoras startups do Brasil, aos líderes de diferentes indústrias.

Também paralelamente à conferência, acontece o HackTown Music & Arts, com uma programação de shows de mais de 100 bandas independentes, que se apresentarão em dez palcos montados em diferentes locações, como ruas, praças e festas fechadas.

Espaços de marca

Por ser espalhado por Santa Rita do Sapucaí, muitas partes da cidade serão “ativáveis” no HackTown. Na última edição, houve desde casas de marca, inteiramente ativadas, até branded parties e branded spaces dos mais diversos. Espere por ativações que irão usar e abusar das novas realidades, informar, inspirar e entreter, mesclando o presencial com o virtual. A criatividade dará o tom do festival.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo