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Ageless Talks: conteúdo prepara mulheres para a maturidade, diz Renata Gomide, d’O Boticário 

Imagem: Reprodução

Renata Gomide, d’O Boticário, participa de painel do Ageless Talks ao lado da jornalista Maria Cândida

A chegada da maturidade traz inúmeras questões em relação a saúde, sexo, beleza e autoestima para as mulheres. E O Boticário abraçou a responsabilidade de ajudar a prepará-las para esta fase da vida, produzindo conteúdo e conversas, segundo Renata Gomide, diretora de marketing da companhia. Há dois anos, a marca lançou a linha Botik, de produtos voltados a esse público.

“A responsabilidade da marca vai além de oferecer um produto bom. Isso é premissa. A tecnologia está aí, temos produtos maravilhosos, mas não é só isso. Para mim, a grande contribuição que nós, como indústria da beleza, podemos fazer é ensinar”, disse a executiva durante o painel “Etarismo e autoestima da mulher na maturidade”, do evento Ageless Talks, do UOL, que discutiu “A Revolução da Maturidade”.

Apresentado e idealizado pela jornalista Silvia Ruiz, colunista do UOL, o encontro híbrido reuniu famosos da geração 45+, como a cantora Marina Lima, as atrizes Cristiana OliveiraIsabel Filardis Denise Fraga, o ator Murilo Rosa, entre outras personalidades. E também especialistas no tema, como a médica e dermatologista Bianca Viscomi e a psicóloga e sexóloga Ana Canosa. Realizado no Teatro UOL, em São Paulo, o evento teve transmissão ao vivo multiplataforma e pela Home do UOL. E contou com patrocínio de O Boticário, Vitasay e Genera.

A gente está em 99% das casas das mulheres, uma marca com altíssima capilaridade, com uma potência de comunicação e nível de atenção do consumidor gigantescos. Eu não posso ir lá para falar só que eu estou vendendo o meu produto. Quais são as questões e temas dessa mulher?”, disse Renata, ao explicar o modo como a marca vem trabalhando as questões da maturidade.

Segundo a executiva, a marca O Boticário trata de temas diversos em sua comunicação. Na estratégia para a linha Botik, que fala diretamente com a mulher madura, busca promover conversas sobre o tema desde o nascimento do produto. Ela exemplifica com a iniciativa “Geração Botik”, que selecionou e preparou 200 mulheres influenciadoras de diversas gerações acima de 40 anos, para levantar temas relevantes a esse público.

“Qual é a dor da mulher madura? Acho que a gente vem numa jornada que segue evoluindo, mas tem muito o que caminhar. Como a gente olha para a menopausa, por exemplo, e desenvolve produtos que atuam sobre os seus efeitos e traz conteúdo sobre isso, para essas mulheres chegarem mais preparadas na menopausa? Acho que essa é a nossa responsabilidade”, diz.

E esse não deve ser um trabalho pontual da marca. “É uma jornada contínua. Isso não é um movimento, uma campanha ou lançamento de produto. A gente começou há dois anos, quando Botik nasceu, com esse objetivo de trazer mais a temática e principalmente conversa”, afirma Renata.

Segundo a diretora de marketing, para compreender o público maduro é preciso superar o clichê de que envelhecer é lutar contra a idade. Cada vez mais, as gerações maduras vivenciam o envelhecimento de forma ativa, saudável e potente. “O ponto é qual a nova abordagem com essas mulheres? Não é sobre querer ter ou parecer ter 20 anos. É como podemos entrar nessa temática, conversar com a mulher madura e ajudar essa mulher a aumentar o repertório dela.”

E, dentro desse tema, há uma infinidade de pautas a serem trazidas à discussão, diz ela. “Tem muita dúvida sobre produtos, efeitos da menopausa – o que acontece comigo quando chega na menopausa? Como começar a se preparar? Então, tem uma quantidade enorme de conteúdos que a gente tem a capacidade de passar para essa mulher. E O Boticário faz isso cada vez mais.”


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