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Publisher Insights: ‘narrativas líquidas’ transformam a indústria da comunicação

Imagem: UOL

No campo do jornalismo e da produção de conteúdo, um contexto de narrativas líquidas – histórias que se espalham por múltiplos canais de mídia – cada vez mais transforma os modelos de negócios dos publishers e da distribuição de informação. Isso permite que grupos jornalísticos ampliem suas áreas de atuação, à medida que multiplicam seus pontos de contato com a audiência, segundo o relatório “Publisher Insights”, realizado pela GoAd Media, com apoio do UOL.

O Publisher Insights foi elaborado a partir de curadoria de ideias e cases em grandes festivais internacionais de mídia, publicidade e criatividade, como Cannes Lions, DM Exco 22, mipcom e #ISOJ. O objetivo foi identificar movimentos liderados por publishers que estão transformando a indústria da comunicação. O relatório completo está disponível ao mercado e pode ser apresentado in company no formato roadshow, oferecido pelo UOL a marcas e agências parceiras.

O movimento de narrativas líquidas empresta do varejo para o mercado dos publishers o conceito de omnichannel, no sentido de mapear e atuar em diversos pontos de contato com o público. Do lado dos publishers, essa tendência aponta para conteúdos distribuídos em múltiplos canais de mídia e dispositivos: interfaces de áudio, passando pelo desktop, connected TV, gaming, mobile, digital OOH e tablet.

A partir desse contexto, a GoAd mapeou três macrotemas do ano para o mercado dos publishers, na sua relação com as marcas:

Multichannel publishers

A multicanalidade dos publishers é um movimento observado nos últimos anos que se acelerou em 2022. E tem provocado uma reconfiguração do modelo de negócio dos publishers, à medida que as experiências de conteúdo multiplataforma criam oportunidades para o mercado anunciante acompanhar as jornadas da audiência. Além disso, a omnicanalidade abre possibilidades para novos formatos de produção, distribuição e monetização dos conteúdos.

Publishing, Trust & Privacy

A questão da privacidade dos dados vem sendo bastante discutida nos festivais de mídia, publicidade e criatividade. Nesse contexto, os publishers aparecem como players que apresentam soluções para as marcas. Isso porque os produtores de conteúdo, por sua reputação e credibilidade junto à audiência, têm cada vez mais valorizado seus ativos de brand safety, que criam contextos seguros para as ações das marcas.

Immersive Experiences

As experiências imersivas, que antes apareciam como insight marginal nos festivais, agora surgem como movimento central para os publishers. Isso ocorre à medida que mais projetos imersivos, liderados por publishers, se destacam ao incluir inovações em plataformas de games, realidade virtual e realidade aumentada. São experiências de conteúdo, que também não deixam de explorar o poder do áudio, e reposicionam a construção de narrativas editoriais e publicitárias.

Os roadshows e relatórios são uma cortesia do UOL a marcas e agências parceiras. Para a realização de apresentações com pesquisas e insights exclusivos do UOL, entre em contato pelo e-mail [email protected].


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo