_Branding

UOL garante liderança de audiência e alcança 84% da internet brasileira

Imagem: Reprodução/UOL

Picos de audiência foram registrados durante os dois turnos das eleições de 2018

Outubro, mês de eleições, muito conteúdo de qualidade, ações contra fake news e um recorde: o UOL alcançou 101,8 milhões de usuários únicos, segundo o ranking multiplataforma da comScore. O número representa uma abrangência de 84% da internet brasileira e garante a liderança entre os maiores produtores de conteúdo do país.

O ranking da comScore é a única ferramenta do mercado que permite a comparação entre os veículos de mídia sem sobreposição de informação. Em termos de impacto em publicidade digital, foram mais de 140 milhões de navegadores únicos na plataforma de entrega de mídia Google Ad Manager, nos formatos vídeo, display e native ads.

Os picos de audiência foram registrados durante o primeiro e o segundo turnos das eleições. No fim de semana da votação do primeiro turno, houve uma alta no número de visitantes únicos de 198% em mobile e de 43% em desktop. Já no segundo turno, o crescimento foi de 80% em mobile e de 70% em desktop, em relação à média mensal. O dado ainda mostra um salto de 464% de visitantes únicos em relação às eleições de 2014.

Somente no conteúdo de UOL Notícias, estação onde a cobertura eleitoral é publicada, foram 66 milhões de visitantes únicos (mobile) e 15 milhões (desktop), que visualizaram 829 milhões de páginas e consumiram 648 milhões de minutos, em outubro. Isso representa um share de audiência de 78,6% para mobile, 20% para desktop e 1,4% para tablet.

Cobertura completa

Esse sucesso de audiência é resultado de uma cobertura intensa, completa e de qualidade sobre as eleições de 2018. Este ano, o UOL investiu em dois novos estúdios integrados à cidade, onde foram realizados debates e sabatinas com candidatos, transmitidos ao vivo em parceria com a Folha de S.Paulo e SBT.

Para oferecer o melhor conteúdo na apuração dos resultados de presidência, governos, câmaras e Senado, o UOL desenvolveu o Placar Eleitoral e o Raio X das eleições, com dados em tempo real e análises sobre votos com recortes variados. Uma equipe com mais de 200 jornalistas ficou dedicada para garantir um conteúdo independente, apartidário, plural e acessível.

Combate às fake news

Além disso, o UOL atuou em diversas frentes de combate à onda de notícias falsas. Durante as eleições 2018, o UOL lançou o manifesto “Informação Contra o Achismo”, campanha com o objetivo de conscientizar a audiência de que opinião sem base leva a más escolhas. Integrou o Projeto Comprova, que reúne 24 organizações de mídia, num esforço para desmentir boatos e notícias fraudulentas sobre eleições.

Ainda no esforço de combate à desinformação, desde janeiro, oferece o UOL Confere, serviço de fact checking — checagem de fatos — dentro de UOL Notícias. A página conta com uma equipe de repórteres especiais que vão a fundo na apuração para desmentir as fake news e contextualizar fatos. Como reconhecimento de todas essas ações, o UOL é finalista do Caboré 2018, como melhor produtor de conteúdo do ano.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo