_Branding

UOL Investiga mostra a força de podcasts narrativos para informar e envolver

Imagem: UOL

Com repercussão dentro e fora do país, o podcast UOL Investiga – A Vida Secreta de Jair”, que traz áudios e histórias reveladas pela colunista do UOL Juliana Dal Piva, mostra a força dos programas narrativos para informar e envolver a audiência. Em quatro episódios que foram ao ar de 6 a 9 de julho em múltiplas plataformas, o podcast alcançou logo na estreia primeiro lugar nas paradas do Spotify “Top podcast: Brasil” e “Top podcast notícias: Brasil”, além de entrar em rankings internacionais de notícias do Spotify Reino Unido, Alemanha, Austrália e Suécia. Também ultrapassou 1 milhão de acessos no YouTube poucos dias após a estreia.

A temporada “A Vida Secreta de Jair”, que traça um histórico do envolvimento do presidente Jair Bolsonaro no esquema das rachadinhas, foi a primeira do “UOL Investiga”, programa com grandes reportagens feitas por diferentes equipes do núcleo investigativo do UOL. Cada temporada trará um tema diferente, com base nas apurações de jornalistas e colunistas do UOL.

Segundo Juliana Carpanez, coordenadora de podcasts do UOL, esse modo de contar histórias vem sendo aprimorado pelas equipes de jornalismo do veículo. “Os narrativos estão no foco da nossa produção de podcast, pois este formato permite informar de uma maneira envolvente, numa espécie de conversa entre o narrador e o ouvinte, durante o desenvolvimento dos fatos”, afirma.

Para contar sobre o esquema ilegal de entrega de salários de assessores do então deputado federal Jair Bolsonaro, a cada episódio, “A Vida Secreta de Jair” foi desenrolando um novelo de relações no círculo íntimo e familiar do presidente. Para isso, contou com um roteiro cheio de flashbacks para apresentar os personagens envolvidos, com gravações –muitas delas inéditas.

Juliana ressalta que a partir dos podcasts narrativos é possível tratar tanto de temas quentes — como reportagens investigativas — como também assuntos atemporais. É uma técnica que, segundo ela, já vem sendo trabalhada em outros formatos de conteúdo no UOL, como os textos do TAB e os documentários de MOV DOC. E chega aos podcasts já de forma bem-estruturada.

Nas séries de podcasts, as narrações vêm sendo desenvolvidas há dois anos. “Começamos com os podcasts narrativos em 2019, com o “Ficha Criminal”, que a princípio contava uma história por episódio. Em 2020, fizemos o “Futebol Bandido — Caso Daniel”, um programa com seis episódios, que nos rendeu o Grande Prêmio UOL.”

Em 2021, já foram ao ar o diário Trago Boas Notícias”, em parceria com o Spotify, que está ancorado na vertical ECOA, e o Bienal, 70 anos”, uma coprodução do UOL e Fundação Bienal de São Paulo, com apresentação de Marina Person, que está ancorado em Splash. E ainda virão mais lançamentos narrativos este ano, entre eles, um de UOL Esporte e o “Existe Amor”, produzido pela equipe de Splash, cujo trailer já está no ar.

Além dos narrativos, o UOL conta com podcasts de notícias (UOL News, com duas edições diárias) e diversos programas semanais nos formato mesa redonda ou entrevista –os temas vão de futebol a sexo, passando por televisão, entretenimento, marketing, tecnologia, games, comportamento, tendências e diversidade.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo