_Branding

VivaBem UOL: Semana da Saúde Mental chega à segunda edição com série de debates

Imagem: Reprodução

Tema cada vez mais necessário, a saúde mental será pauta de uma série de conversas e debates organizados pelo VivaBem, vertical de saúde e bem-estar do UOL. A Semana da Saúde Mental VivaBem 2021, evento multiplataforma que chega à segunda edição, trará entrevistas e debates com especialistas e convidados especiais. Ao todo, serão cinco programas em vídeo previstos para outubro, mês em que é celebrado o Dia da Saúde Mental (10).

Com leveza e naturalidade, a ideia da Semana da Saúde Mental VivaBem é trazer luz a questões fundamentais para o bem-estar mental e psíquico das pessoas, contribuindo para derrubar barreiras e tabus que ainda impedem que muitos busquem cuidados. Nesta edição, serão cinco dias temáticos. Luto, sobrecarga de trabalho na pandemia, traumas raciais, equilíbrio entre corpo e mente, e saúde mental das crianças serão os assuntos-chave para as interações com personalidades e especialistas.

Os debates serão complementados e aprofundados por reportagens especiais sobre depressão, ansiedade, positividade tóxica, burnout, entre outros conceitos que dão base aos temas abordados no evento. Além disso, postagens nos perfis sociais de VivaBem irão repercutir as informações e movimentar as conversas numa ação 360º no digital.

Além disso, em podcast comandado pelo médico psiquiatra Jairo Bouer, parceiro e colunista do UOL, o público vai “ligar” para contar sobre dificuldades que enfrentam no dia a dia, para receber orientações do especialista. Entre os temas previstos estão “casais em pé de guerra na pandemia”, “ansioso, eu?”, “abuso de álcool” e “pandemia e falta de libido”.

O mote saúde mental ganha especial relevância no momento atual pelo agravamento dos transtornos mentais e do mal-estar psíquico na população mundial durante a pandemia de covid-19, no que já vem sendo chamado de “segunda epidemia”.

Na “Pesquisa Saúde Mental”, realizada pelo VivaBem este ano, 44% dos respondentes informaram sofrer algum mal-estar psíquico, sendo os principais ansiedade (citada por 37% destes) e depressão (13%). Entre eles, 28% relataram que os sintomas começaram depois da pandemia. Dos 72% que declararam já sofrer com alguma condição psíquica antes da pandemia, 55% disseram que os sintomas pioraram.

A sondagem avaliou ainda que, por conta do contexto pandêmico, as pessoas se tornaram mais seletivas sobre os conteúdos que consomem. Enquanto assistir a vídeos foi considerado positivo para a saúde mental para 55%, as redes sociais demonstram algum efeito nocivo: 42% deixaram de seguir alguém por se sentir mal com o conteúdo.

Marcas participam da conversa

A Semana da Saúde Mental VivaBem abre espaço para marcas que entendem que o tema precisa ser tratado como responsabilidade compartilhada. A primeira edição do evento, realizada em outubro de 2020, teve a parceria da marca Libbs, como patrocinadora. E contou com uma programação extensa, com a participação do historiador e filósofo Leandro Karnal, as atrizes Bianca Rinaldi e Priscila Fantin, a modelo Mariana Goldfarb, a jornalista e influenciadora digital Amanda Ramalho, os médicos psiquiatras Jairo Bouer e Carmita Abdo e o psicólogo Rossandro Klinjey.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo