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Consumidor que participa de promoção prefere prêmio instantâneo, diz pesquisa

Imagem: Rodnae Productions/Pexels

Os prêmios instantâneos em dinheiro estão cada vez mais caindo no gosto dos consumidores que participam de promoções. Os bônus avançam em popularidade à medida que pessoas mais jovens se veem mais atraídas por esse tipo de ação de marca. A constatação é de uma pesquisa da MKT House Lab, hub de inteligência da MKT House, feita em parceria com o Portal da Promo, plataforma especializada em ofertas.

Prêmios instantâneos em dinheiro possuem grande apelo em todas as faixas etárias, mas é a opção preferida entre jovens, o que também reflete um perfil comportamental de imediatismo”, afirma Claudia Rocha, CEO da MKT House. Segundo ela, isso significa uma mudança significativa de comportamento, já que historicamente o principal perfil de participantes de promoções era o de donas de casa acima de 30 anos, em busca de sorteios.

A pesquisa ouviu 1.023 consumidores acima de 18 anos que participam de promoções pela plataforma Portal Promo, em todo o país. A metodologia contou com cards de promoções fictícias. De acordo com o estudo, 97% dos respondentes afirmam gostar de participar de promoções, enquanto 35% declararam já ter participado de ao menos uma promoção nos cinco primeiros meses deste ano.

No levantamento, 60% dos respondentes apontaram promoções com prêmios instantâneos em dinheiro entre suas preferidas e, com isso, a modalidade superou em um ponto percentual as tradicionais promoções com sorteio de grande prêmio no final, citadas por 59%. Já as promoções que devolvem parte do valor de compra (cashback) — cada vez mais relevantes nas estratégias de varejo — também aparecem entre as preferidas para 31%.

Entre os jovens de 18 e 24 anos, 40% dos respondentes se mostraram dispostos a participar de ações com mecânicas do tipo “convide um amigo”a exemplo das estratégias dos apps Kwai e TikTok para captar novos usuários –, sobretudo quando se trata de prêmios e experiências que possam ser vivenciadas coletivamente.

Ao serem questionados sobre que tipo de canal de comunicação mais chama a atenção para as promoções, 41% dos jovens indicam as redes sociais. Segundo o estudo, a tendência é que as promoções se tornem cada vez mais fluidas para o público jovem, tendo em vista o uso crescente das novas tecnologias tanto na comunicação das promoções como no resgate de prêmios por aplicativos de fintechs, por exemplo.

Mas, embora a adesão dos jovens às ações promocionais tenha avançado, democratizando o perfil dos participantes, sua adesão ainda é limitada pelo poder de consumo. A pesquisa constata que os perfis que mais se inscrevem em ações promocionais são também os que mais compram. Lidera esse ranking o público com mais de 65 anos – 86% dizem que vão sempre às compras e 57% já participaram de pelo menos uma promoção entre janeiro e maio deste ano. Já entre os mais novos, de 18 e 24 anos, 54% dizem que sempre vão às compras e 24% declararam já terem participado de alguma promoção este ano.


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