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Estudo da IAB Brasil mede poder de creators e aderência de seguidores às publis

Imagem: Sebastian Pandelache/Unsplash

Os brasileiros que acompanham criadores e influenciadores digitais são consumidores frequentes de seus conteúdos e se mostram aderentes à publicidade veiculada nesses perfis. É o que mostra a pesquisa “#Publi – O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros”, desenvolvida pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise.

De acordo com o levantamento, 79% dos respondentes consomem algum conteúdo desenvolvido por criadores ou influenciadores digitais. E, para mais da metade deles (65%), a frequência desse consumo é diária. O tempo médio gasto diariamente com esse tipo de produção é de 1h56 minutos, entre os entrevistados.

A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas acima de 18 anos que seguem criadores de conteúdo nas redes sociais. O levantamento foi realizado em junho, por meio de questionário digital no painel Offerwise, com respondentes de todas as regiões do país e classes sociais.

A pesquisa revela que os influenciadores têm um poder abrangente junto à sua comunidade: 92% dos respondentes afirmam que já aplicaram dicas ou conselhos de criadores de conteúdos digitais em suas próprias vidas.

Os entrevistados revelam ainda que não apenas seguem as dicas, como também percebem seus efeitos. Entre os que declararam ter aplicado as dicas e conselhos dos criadores, 50% afirmam que obtiveram resultados sempre positivos; 43% notaram resultados parcialmente positivos; e, para 7%, nem positivo, nem negativo.

A força das #Publis

E quando os creators indicam algum produto ou serviço? Entre os respondentes, 82% afirmam que já realizaram compras por recomendação de um influenciador. Isso mostra o grau de aderência dos seguidores ao conteúdo desses produtores.

Se a sugestão é patrocinada, a pesquisa mostra que as publis entregam, em boa parte, uma experiência positiva da marca para o consumidor, mas é necessário moderação. Entre os entrevistados, 44% dizem gostar deste tipo de anúncio, que não atrapalha a experiência nas redes. Já 38% gosta de vez em quando, pois às vezes atrapalha a experiência. Para 13%, a publi atrapalha razoavelmente a experiência e, por isso, gostam pouco. E 5% não gostam deste tipo de anúncio.

A audiência dos creators é aberta à publicidade e enxerga uma função nos anúncios. Entre os respondentes, 58% consideram que as publis são interessantes para descobrir novos produtos; 44% concordam que tiveram vontade de saber mais sobre o produto ou serviço divulgado; e 36% afirma que tiveram vontade de compartilhar o produto ou serviço com outras pessoas.

Entre os formatos mais atrativos de publi, os depoimentos de clientes satisfeitos com os produtos patrocinados lideram, para 39% dos entrevistados, que ranquearam três em uma lista de nove opções. Avaliações ou resenhas detalhadas feitas pelo influenciador (37%) e os descontos, sorteios para os produtos e serviços patrocinados (37%) aparecem em seguida.


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