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IAs, ética e conexões humanas: mercado aponta principais temas do SXSW 2023

Imagem: Reprodução

Como esperado, Inteligência Artificial (IA) foi o grande tema do ano no SXSW 2023. Mas essa discussão não tratou só de tecnologia, e sim, principalmente, das implicações nas conexões humanas. Para acompanhar as conversas de perto, o UOL foi ao principal festival de inovação do mundo, realizado de 10 a 19 de março em Austin (EUA). E colheu insights e aprendizados de diversos nomes do mercado de comunicação do país.

Veja insights captados pelo time do UOL:

IAs e conexões humanas

“Eu já esperava que inteligência artificial fosse um grande assunto nesta edição. O que eu não esperava é que algumas conversas fossem para um outro lado, que trouxessem a dimensão mais humana da tecnologia, da criatividade, destacando até onde a gente consegue ir”, afirma Carolina Monterisi, head de estratégia de conteúdo na Fbiz.

Ela cita o painel de Esther Perel, psicoterapeuta, escritora e podcaster, que “trouxe o questionamento de como ficam as nossas relações num mundo mediado pelas tecnologias”. “As ferramentas trazem muita coisa boa, mas talvez façam com que a gente perca um pouco a nossa capacidade para a conexão. Acho que os vários lados dessa conversa são a coisa mais interessante do festival”, diz Carolina.

Ética e diversidade nos algoritmos

Marcos Gurgel, diretor de Inovação do Ifood, diz que foi ao SXSW 2023 buscando focar nos conteúdos voltados à Generative AI. “Mas o mais interessante para mim foi muito menos sobre as aplicações em si [da inteligência artificial generativa], e mais sobre a ética por trás dos prompts, dos códigos, do que está sendo criado em relação a algoritmos”, afirma.

O executivo se diz bastante interessado na forma como a tecnologia vai ser capaz de contemplar a diversidade no tratamento desses dados. “Como todo esse ferramental vai conversar com línguas diferentes, culturas diferentes, pessoas diferentes, com a diversidade. Como você cria um prompt universal para atender pessoas com características tão diversas.”

Felicidade como investimento

Segundo Carolina Braga, head de planejamento e insights do UOL, o SXSW 2023 também trouxe diferentes olhares sobre a felicidade. “De um lado, a palestra inaugural, do escritor Simran Jeet Singh passou uma mensagem muito clara de que ver o lado bom das coisas exige bastante cuidado para que esse olhar não vire uma positividade tóxica”, diz.

Já a palestra do Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Experiences and Products, falou da obsessão da companhia por criar momentos de felicidade, por meio de experiências. “Essa obsessão é o que pauta todos os investimentos em arte, ciência, criatividade e inovação. Vendo essas duas falas muito diferentes, para abordar ou hackear a felicidade, fica bem claro que vai ser importante a gente investir em diferentes áreas e direcionar recursos e disciplina para esse propósito.”

A experiência do SXSW 2023

Esta edição do SXSW foi especial para o Brasil. A presença da delegação brasileira foi recordeA presença da delegação brasileira foi recorde, com quase 2 mil inscritos. E, pela primeira vez, uma marca brasileira, o Itaú, figurou entre os patrocinadores master. Além disso, a startup brasileira EducBank levou o prêmio do público no SXSW Innovation Awards

Saiba o que representantes de marcas e agências acharam da edição:

Raquel Scrivano, da Coca-Cola: “Oxigenar ideias”

“Descobri que quando você vê coisas completamente diferentes, isso te desperta melhor para conectar pontos e oxigenar ideias”, diz a diretora de Media, consumer & shopper, na Coca-Cola Company

Danielle Bibas, do Grupo Petrópolis: “Descobrir o novo”

“Vim saber qual será a próxima coisa, o próximo mercado, a próxima tecnologia que vai disruptar tudo o que a gente aprendeu a irá nos fazer desaprender”, afirma a VP de marketing do Grupo Petrópolis.

Aga Porada, da Africa: “Um privilégio”

“Transcrevi toda a palestra da Amy Webb, vou jogar no chatGPT, pedir para ele sintetizar e escrever um artigo. Vamos ver o que ele vai pensar. Na palestra do cofundador do OpenIA”, disse a VP de mídia, BI e Performance da Africa.


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