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Pesquisa detalha investimento em mídia para ampliar uso de aplicativos

Imagem: Shutterstock

Se conseguir que um usuário instale um aplicativo já é uma meta desafiadora, fazer com que ele gaste dinheiro pelo app é mais ainda. E não é só o nível técnico ou de funcionalidades da aplicação que está em jogo. Marcas que querem que seus aplicativos caiam no gosto do público e movimentem seus negócios precisam investir de forma inteligente em publicidade.

Pesquisa recente divulgada pela Liftoff, empresa americana de marketing e aplicativos móveis, analisou por um ano dados de usuários pelo mundo e detalhou o investimento médio em publicidade para a aquisição de um usuário conforme o nível de engajamento pretendido com o app. O levantamento verificou 120 bilhões de impressões, 1,31 bilhão de cliques e 30,5 milhões de aplicativos instalados entre 1 de setembro de 2016 a 30 de agosto de 2017, nas categorias relacionamentos, finanças, jogos, compras, viagens e utilidades.

O valor médio para conseguir um usuário que apenas instale o aplicativo é de US$ 4,12. Mas se a ideia é que, além de instalar, ele se registre, criando uma conta por meio do app, o valor médio investido em publicidade já sobe para US $ 8,21 por usuário.

Para alcançar públicos que gastem dinheiro via aplicativo, o investimento sobe. O valor médio para adquirir um usuário que instale e realize reservas com o aplicativo (viagens, passagens aéreas, restaurantes) é de US$ 29,74. Para alcançar aqueles que fazem compras por meio do aplicativo, o investimento em publicidade vai a U$ 64,96 por usuário.

Já se a ideia é fisgar uma pessoa que consuma as próprias funcionalidades do aplicativo, como é o caso dos apps de jogos, o valor do investimento sobe para US$ 76,40. E para conquistar o público que faz assinaturas de serviços dos aplicativos, como de música e filmes, a média é de US$ 162,22 por usuário.

Estratégia é investir no fundo do funil

Como fica claro nos resultados da pesquisa, o investimento necessário em publicidade para adquirir um usuário de aplicativo aumenta à medida que o objetivo é alcançar públicos que estão mais no fundo do funil de vendas. E é aí que as marcas precisam se planejar para investir suas verbas de marketing com mais sabedoria.

Segundo as conclusões do estudo da Liftoff, para alcançar resultados mais efetivos é preciso ir mais fundo no funil e, de fato, investir mais. “Quem concentrar mais esforços no fundo do funil encontrará uma audiência qualificada e pronta para se envolver”, aponta o report. Mas também é possível otimizar investimentos olhando para o topo do funil. De acordo com a pesquisa, investir para conseguir o registro do usuário, em vez de apenas a instalação, pode ser um investimento atraente, pois envolve um certo nível de engajamento que traz mais dados de comportamento do usuário para futuras ações.


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
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