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TikToker brasileiro procura humor, descobertas e está aberto às marcas, diz estudo

Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Quem entra no TikTok quer se divertir, aprender coisas novas e está aberto à presença das marcas. Esses são alguns achados do estudo “TikTok no Brasil”, realizado pela Opinion Box. O levantamento buscou mapear o comportamento dos usuários da rede social, trazendo dados sobre consumo de conteúdo e aderência à publicidade.

O que as pessoas costumam fazer na plataforma, segundo a pesquisa, é, principalmente, ver conteúdos com temas de humor e descontração. O hábito foi citado por 60% dos respondentes, que puderam assinalar mais de uma opção na entrevista. Eles também disseram que acompanham os conteúdos das pessoas que seguem (52%), acompanham vídeos de amigos (48%), veem notícias (42%), conteúdos de marcas e empresas que gostam (41%) e de celebridades/blogueiros (38%).

E os principais motivos para usar o TikTok são: se distrair (opção mencionada por 66% dos entrevistados), se divertir (58%), descobrir coisas novas (40%), se informar (32%), ficar por dentro dos virais (11%), trabalhar (11%). Os respondentes puderam marcar mais de um motivo.

A pesquisa online ouviu 1544 usuários acima de 18 anos. Os respondentes são de todas as regiões do país, das classes ABCDE, distribuídos de acordo com parâmetros do IBGE. A coleta foi realizada entre 22 e 31 de março deste ano.

TikTok é considerado viciante para 65%, com 83% dos entrevistados declarando que a usam diariamente. Do total de usuários, 11% dizem que ficam o dia todo com a rede aberta; 38% entram várias vezes ao dia, e 34%, pelo menos uma vez ao dia.

Na maior parte do tempo, os usuários entrevistados são espectadores dos conteúdos: 31% dizem que nunca postam; 30% publicam raramente. Apenas 19% dizem que realizam postagens diárias. Os demais demoram uma semana ou mais entre as postagens.

Na opinião da maioria dos respondentes, a relação entre usuários e marcas é bem-vinda: 76% concordam que marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores, e 75% acham que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, 68% já conheceram produtos por meio da plataforma, e 52% gostariam que as marcas das quais são clientes utilizassem mais o TikTok.

Quase a metade dos participantes da pesquisa (48%) diz que segue o perfil de alguma marca ou empresa na rede, e um terço (33%) já comprou algum produto ou contratou algum serviço que descobriu na plataforma.

Além disso, 40% disseram já ter consumido algum produto ou serviço indicado por alguém na rede social. O efeito contrário também funciona: 36% declaram já ter deixado de consumir algo por causa de críticas no TikTok. Isso mostra o peso dos influenciadores nesse ambiente, que são seguidos por 64% dos respondentes.

Quanto aos anúncios, a audiência do TikTok está dividida entre os que consideram relevantes e intrusivos. A maior parte (45%) diz que a publicidade tem a ver com o seu perfil e os interessa. Outra parcela significativa (43%) diz que os anúncios não têm a ver com o seu perfil e irritam. Um percentual de 12% dos entrevistados afirma que nunca viu anúncios ou não tem opinião formada.

O levantamento também consultou sobre o engajamento com a publicidade. Um terço (33%) afirma que raramente clica nos anúncios; 30% afirmam que nunca clicam; 28%, às vezes, e 9% frequentemente ou sempre.


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