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Cynthia Lino, do UOL: missão é unir conteúdo e publicidade com entretenimento

Imagem: UOL

Criar oportunidades para marcas, por meio experiências que unem eventos e conteúdo de qualidade, é uma das missões de Cynthia Lino, gerente geral de marketing do UOL. Com mais de 15 anos de percurso na indústria do entretenimento – ela transitou por grandes players da TV por assinatura e do cinema –, um dos caminhos promissores que ela enxerga para isso é pela via da diversão.

“A minha missão é entender o trabalho dos times de conteúdo e publicidade para criar formas de amarrar tudo. Pensar o UOL como um todo e não como áreas isoladas”, afirma.

Antes de assumir o posto atual, há oito meses, ela liderava a área de marketing e negócios na plataforma Ingresso.com, que foi adquirida pelo UOL no fim do ano passado. “Mais do que nunca eu trago a bagagem de Ingresso.com, como nova unidade de negócios, para a gente entender como construir um ecossistema de entretenimento para entrega de experiências de marca linkadas com conteúdo, pensando em ativações e eventos.”

Ao gerar experiências em 360º, que se conectam com cobertura editorial, as marcas não apenas se aproximam dos seus públicos em momentos únicos, como amplificam sua presença e relevância nas mídias. É nisso que ela está trabalhando atualmente, ao liderar ações do UOL como parceiro na CCXP 22. E, para o ano que vem, no CarnaUOL, na realização do evento proprietário.

Com a aquisição do Ingresso.com, a edição 2023 do CarnaUOL – que retorna ao presencial após os anos de pandemia – amplia seu escopo de atuação, tornando a retomada ainda mais completa e desafiadora. “O CarnaUOL é o primeiro evento, além do Rock in Rio, com vendas de ingressos pela plataforma”, diz ela, explicando que o Ingresso.com nos últimos anos se especializou na venda de tíquetes de cinema. O único evento comercializado nesse período foi o Rock in Rio, parceiro do site há quase 20 anos. Com a recente aquisição pelo UOL, o Ingresso.com está ampliando seu mercado para outros espetáculos, como shows e teatro.

“A gente começou a venda dos ingressos para o CarnaUOL no dia 4 de novembro. E está sendo uma parceria entre a área de marketing do UOL e o time da Ingresso.com responsável por eventos. Está sendo uma grande descoberta, porque estamos trabalhando produção e operação, bastante de mãos dadas, entendendo onde existem gargalos, onde temos de atuar.”

A edição 2023 do CarnaUOL será uma operação que vai colocar pela primeira vez o UOL em todos os pontos do ecossistema de um grande evento de entretenimento. “Estamos fazendo tudo, do chão ao teto. A gente produz o evento, coloca as marcas lá dentro, faz as ativações, entrega os espaços, vende os ingressos para o público, realiza o evento, e faz a cobertura editorial multiplataforma, com o nosso conteúdo.”

Para o próximo ano, novos desafios levam para mais oportunidades. “Estamos pensando em como poder fazer o licenciamento das nossas próprias marcas, e como o time de conteúdo pode estar junto com a gente nisso”, diz. Sob o guarda-chuva de Cynthia, há um universo de marcas de conteúdos e serviços do UOL. “É um desafio mostrar tudo o que o UOL tem. Meu trabalho é divulgar nossas marcas editoriais, marcas parceiras e também nossos produtos como de assinatura de e-mail, streaming de vídeo, venda de ingressos e serviços B2B, como UOL Host, por exemplo. É olhar como posicionar tudo isso no mercado.”


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Julianne Rodrigues
Gerente responsável: Marina Assis/ Gerente Geral: Karen Cunsolo