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Mariana Cabral, da Adobe Stock: ‘Queremos histórias que reflitam o Brasil real’

Imagem: Adobe Stock/Divulgação

Fotos e vídeos com histórias que reflitam a realidade do brasileiro e o seu dia a dia, com autenticidade e representatividade, estão no foco da Adobe Stock. Por meio de investimento em pesquisas e em um trabalho de profissionalização de produtores locais, a ideia é fugir dos estereótipos dos bancos de imagem e tornar o acervo mais diverso em todos os sentidos, segundo Mariana Cabral, Strategic Business Developer da Adobe Stock.

“Queremos profissionalizar os criativos, para que sigam a tendência de produzir conteúdos autênticos, reais, de pessoas reais, momentos reais. Falamos muito muito sobre não simplesmente criar um clipe, ou um quadro, mas histórias inteiras, em que as pessoas se vejam refletidas. Momentos e cenas diárias, que podem acontecer em casa, no escritório, nas ruas e diferentes indústrias”, afirma a executiva.

A ideia é que o conteúdo produzido pelos colaboradores brasileiros para a Adobe Stock seja capaz de capturar não apenas o perfil e estilo de vida daqui, mas também o contexto histórico e social. “Buscamos uma autenticidade que reflita o Brasil real, contemporâneo, de saída de um momento fechado da pandemia, para outro em que vamos ver novamente celebrações pela primeira vez depois de dois anos, como o Carnaval, que será uma grande celebração”, diz.

Mariana entende que o mundo e o Brasil vivem o ressurgimento dos relacionamentos, com as pessoas voltando a estar juntas. E as imagens precisam refletir esse comportamento de forma genuína. “Sem a necessidade de criar modelos perfeitos e lugares perfeitos e irreais. Estamos falando de um Brasil diverso, com diversidade dentro da diversidade. E é importante refletir isso: diferentes cores, tamanhos, habilidades.”

A executiva diz que esse trabalho de atualização constante do acervo da plataforma responde a uma necessidade crescente de clientes – agências, marcas e veículos – com quem a Adobe Stock trabalha de forma muito próxima, ouvindo demandas e testando os conteúdos mais adequados. E também é fruto de tendências detectadas em pesquisas aprofundadas.

Para além do já tradicional Creative Trends 2023 – relatório anual da Adobe Stock com as tendências globais para o ano –, a plataforma preparou dois reports de tendências específicas para o Brasil. Um deles com previsões para o calendário do primeiro semestre de 2023, “justamente falando de como esperamos que será a saída da pandemia no país”, diz a executiva. E outro tratando do perfil demográfico brasileiro. “Falando da diversidade de um país onde a maioria da população é negra.”

Para isso, a Adobe Stock trabalha com duas agências locais especializadas em tendências de comportamento, estudos de mulheres, etnias e interseccionalidade. “O que a gente fez foi uma investigação no ano de 2022, para saber qual o contexto social e político do Brasil. Com isso, vamos saber como preparar os colaboradores, para que possam se guiar não só por linhas estéticas, mas pelas principais temáticas, para criar histórias realmente relevantes para as pessoas, que funcionam.”

Mariana entende que falar de diversidade “não é moda, não é cota”. “É falar realmente da realidade do país, das pessoas que formam um país inteiro”, afirma. E isso se reflete nos mais variados momentos de vida e situações cotidianas. “A representação da maternidade, por exemplo, também é diversa e interseccional. Não é mais a ideia romântica, porque existem diferentes tipos de mãe. Não é a típica mãe que vamos querer representar.”

Entre os eventos que devem povoar as imagens da plataforma nos próximos meses, o Carnaval é outro exemplo onde impera a diversidade. “Queremos representar um Carnaval autêntico e regional, não mais apenas o Carnaval do Rio. Mas dentro do Brasil a ideia de Carnaval pode ser totalmente distinta de um lugar para outro.”


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