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Vanessa Brandão, da Amstel: Marca tem histórico de se conectar com o Carnaval 

Imagem: Divulgação

O Carnaval é um ponto alto para as ativações da Amstel, com patrocínio de blocos e festas pelo país, desde que a marca aportou no Brasil. Até que veio o hiato da pandemia. Agora, em 2023, a folia volta às ruas com tudo. E a Amstel vem junto. “A gente quer entrar na festa com o nosso produto, oferecer uma bebida de qualidade, gelada, para que tenha presença ainda mais marcante neste momento”, afirma Vanessa Brandão, diretora de marketing do Grupo Heineken para marcas mainstream.

O momento é oportuno, porque, segundo ela, o brasileiro está com sede de Carnaval. “O brasileiro ficou dois anos sem Carnaval, é como comer arroz sem feijão. E a Amstel tem por histórico se conectar com esse momento. A marca se lançou no país com o Carnaval de rua de São Paulo”, lembra a executiva.

Mas, se anos atrás, o objetivo era o de gerar conhecimento de marca, agora, neste retorno da folia às ruas, a estratégia é de reforçar os atributos de Amstel. “Temos uma estratégia de falar de qualidade, não apenas de experimentação. Vamos falar de diferenciação de produto. A Amstel é um produto que começou a democratizar o puro malte. É importante mostrar a qualidade superior.”

A marca está presente na folia desde o esquenta do Carnaval. Pelo sétimo ano, foi, por exemplo, a cerveja oficial do Festival CarnaUOL, em São Paulo. No evento, montou um bar exclusivo da marca, para venda direta aos foliões, e criou ativações para divertir o público, com um estande com fotos em 360º. Além disso, realizou ações com influenciadores para falar de diferenciais de produto.

“Não é só a experimentação pela experimentação. Quando eu faço a ativação, não coloco apenas o produto no bar, eu criei uma experiência. Contei um pouco mais sobre a marca e sobre como ela se posiciona”, diz Vanessa. “Queremos estar presentes numa ocasião de consumo muito cervejeira, estar presente na memória afetiva das pessoas.”

Além disso, Amstel segue como patrocinadora de blocos tradicionais como Acadêmicos do Baixo Augusta, Tarado Ni Você, entre outros, em São Paulo. E em outras capitais como Rio, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis. Além de camarotes na Sapucaí, no Rio.

“A gente busca muito pensar em como promover a experimentação da marca para o maior número de pessoas possível, seja no bar exclusivo da marca ou para quem que vai estar nas ruas. Isso muda a percepção do consumidor, porque quando você vê todo mundo bebendo um determinado produto, é grande a visibilidade. Quanto mais pessoas provam e vivem uma boa experiência, a consequência é que peçam depois no bar, comprem no mercado.”

O Carnaval também é oportunidade para a Amstel se posicionar diante de um público diverso e democrático, que é o seu foco. “A Amstel é uma marca que vem de Amsterdã, um lugar de respeito, tolerância e diversidade, onde todos são bem-vindos. A Amstel é uma marca que fala de diversidade de todos, de raça, gênero e orientação sexual. E não tem festa mais democrática do que o Carnaval para expressar essa diversidade.”


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