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Case icarros, de Ana Couto para Itaú, conecta troca de veículo ao momento de vida

Imagem: Reprodução

Para fazer frente a um comportamento de consumo emergente no setor automotivo, de pessoas comprando e vendendo mais carros usados, o icarros, marketplace automotivo do Itaú, passou por um reposicionamento de marca e comunicação. Do rebranding, à estratégia de mídia, passando pela criação, o processo foi todo idealizado pela agência Ana Couto.

O  trabalho, lançado em março com a campanha “Faz a vida rodar”, repaginou a identidade visual da marca, refletindo um novo momento de icarros pautado por tecnologia, centralidade no cliente e inovação focada na jornada personalizada e na segurança. Os tons de azul deram lugar ao laranja, como principal referência ao Itaú.

Da reconstrução da marca à mensagem, a conexão da compra de um carro com o momento de vida das pessoas foi o guia. A troca do veículo aparece como importante elemento de apoio no contexto da vida das pessoas, quando elas tomam importantes decisões. Com isso, inúmeras situações da vida real puderam servir de mote para narrativas, desde a aquisição de um veículo porque a família cresceu, até a venda para investir em um sonho de morar fora.

“Entendemos que a compra e a venda de um carro é uma busca por mudança, um movimento na vida que leva a novas experiências e a novas histórias. Enquanto o segmento automotivo é muito focado em produto, quisemos olhar em volta e trazer o carro como grande facilitador no dia a dia e realidade dos brasileiros”, diz Giselle Tachinardi, CMO do icarros.

Para dar base ao trabalho de rebranding, a agência Ana Couto realizou um extenso trabalho de pesquisa. A primeira etapa foi mapear os públicos mais relevantes para o ecossistema icarros: os pequenos e médios negócios e concessionárias que vendem na plataforma; pessoas que compram para revender, buscando ofertas e oportunidades; compradores que fazem pesquisas minuciosas dos atributos dos veículos; os apaixonados por carros; os preocupados com automóveis menos poluentes e os motoristas e entregadores de aplicativo, que buscam modelos econômicos.

Ao conhecer esses perfis de público, que é amplo e diverso, foi possível compreender necessidades e identificar os diferenciais da marca que as atendem, para poder comunicá-los. A partir daí, a agência chegou aos valores essenciais que os compradores de carros buscam no marketplace: segurança para fechar os melhores negócios; facilidade para encontrar o veículo ideal para qualquer necessidade; o hub de serviços Itaú que facilita o dia a dia do condutor e a conexão entre quem compra e quem vende veículos em todo o país.

Com isso foi possível dar forma a uma mensagem capaz de traduzir momentos de vida alinhados ao propósito da marca, de guiar o desejo de movimento nas pessoas. A tagline “Faz a vida rodar” reflete essa conexão, ao mesmo tempo que comunica uma amplitude de serviços de icarros que, além de uma plataforma de compra e venda de veículos, oferece produtos e serviços personalizados, conectados aos apps Itaú e Itaú Cartões.

“Mais do que a compra e a venda de um veículo, nosso visioning é integrar o icarros em uma narrativa completa do deck de produtos Itaú, assumindo a responsabilidade de que somos um marketplace de mobilidade onde o cliente encontra, em um só lugar, tudo o que está relacionado com a forma que ele se movimenta”, diz Giselle Tachinardi, CMO do icarros.

Já na rua, a campanha em 360º conta com filmes de 30 e 15 segundos em TV aberta e fechada, além de vinhetas de 6 segundos, OOH em mobiliário urbano e também presença em inventário digital. Nas redes sociais, influenciadores com estilos de vida diferentes trazem identificação e proximidade com os diversos públicos da marca. Tudo se complementa com inserções em aplicativos que acompanham as pessoas em momentos de locomoção, como Waze, Uber e Spotify.

O objetivo de trabalhar esse mix de meios foi dar força à estratégia de expandir a narrativa de icarros em todos os pontos de contato com o público, ao mesmo tempo que visou pautar conteúdos em múltiplos canais de mídia. “Queremos servir de forma ágil, inteligente e entregar experiências que se encaixam na vida real das pessoas”, diz Giselle.

Este texto faz parte de uma série especial de conteúdos sobre posicionamento e imagem de marca, realizada em parceria com a agência de branding Ana Couto. Acompanhe e inspire-se!

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