_Insights

‘Marketing Insights 2024’ traz tendências que guiam estratégias de marcas

Imagem: Reprodução

As tendências que deverão influenciar a agenda da indústria de publicidade e comunicação ao longo do próximo ano são o foco do relatório “Marketing Insights 2024”, produzido pela GoAd Media, com oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Se ao longo deste ano vimos a emergência de meios como TV Conectada, retail media e DOOH (Digital Out-of-Home), para 2024, assistiremos à evolução desses meios, além do crescimento de parcerias de marcas e publishers e a efervescência de ativações em eventos presenciais.

O “Marketing Insights 2024” foi elaborado a partir de entrevistas realizadas com 50 líderes de marcas, institutos de pesquisa e agências, entre julho e outubro de 2023, bem como curadoria em festivais globais de inovação, criatividade e negócios, além de social listening. O relatório ainda traz uma retrospectiva da indústria dos últimos 50 anos, para colocar em perspectiva as inovações atuais.

O material completo – que detalha movimentos do marketing e negócios para 2024 – está disponível ao mercado e pode ser apresentado in company no formato roadshow, oferecido pelo UOL a marcas e agências parceiras.

A seguir, veja três movimentos prioritários do mercado que devem se destacar nas estratégias de marketing em 2024:

Expansão de TV Conectada, Retail Media e DOOH

Em expansão, a TV conectada (CTV) se coloca como uma das prioridades do marketing no próximo ano, com previsão de alta de investimento global em publicidade no formato de 11,4% este ano e de 12,1% em 2024, aponta o relatório com dados da consultoria WARC. O principal atrativo é a mensuração do consumo de mídia e a personalização, indisponíveis na TV tradicional. O desafio será criar formatos não invasivos e personalizados. Já o Retail Media, se consolida como tendência global de forma integrada ao DOOH. Movimento emblemático é o do Carrefour que anunciou, junto com o Publicis Groupe, a criação da Unlimitail, operação para cuidar do Retail Media dentro de lojas. Os primeiros testes no Brasil acontecem em parceria com a JCDecaux.

Publishers e branded content

O aprofundamento de parcerias entre marcas e grupos jornalísticos também aparece como prioridade do marketing no próximo ano. “Anunciantes olham, principalmente, para as oportunidades em verticais temáticas, com o intuito de engajar grupos em torno de agendas que se conectem aos negócios”, afirma o relatório. Essa tendência desponta no segmento de beleza, mas aparece também especialmente forte na indústria farmacêutica. “Considerado um dos segmentos mais regulados do mundo e, por isso, com muitas restrições publicitárias, o setor aposta no tom educacional e na prestação de serviços para se colocar diante de suas audiências.”

Ativações e eventos

O ciclo pós-pandemia é marcado pela retomada dos grandes eventos presenciais. “Para 2024, anunciantes miram as possibilidades de publicidade bellow the line (BTL), principalmente ativações em eventos e campanhas baseadas em experiências promocionais”, prevê o documento. Movimentos importantes este ano, como o lançamento do megafestival The Town e a retomada do campeonato de tênis Rio Open, mostraram a ascensão do brand experience como oportunidade para patrocínios e ativações.

Para a realização de apresentações com pesquisas e insights exclusivos do UOL e solicitar o material completo, entre em contato pelo e-mail [email protected].


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo