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Bruno Campos, do Banco PAN: viral de Jojo Todynho busca identificação com marca

Imagem: Divulgação

Há algumas semanas, a cantora Jojo Todynho viralizou em um vídeo em que simula ser uma psicóloga brava, mandando a paciente reagir aos gritos. A cena hilária – e sem papas na língua – era um corte do videocast “Pod Fazer Mais”, produção própria do Banco PAN para as plataformas sociais, que estreou este mês, apresentado pela atriz Patrícia Ramos. Segundo Bruno Campos, superintendente de marketing do banco, o conteúdo faz parte de um trabalho de dois anos buscando gerar mais identificação com o consumidor.

“A Jojo Todynho tem um papel importante como embaixadora do PAN. Aumentamos o engajamento com o banco por meio da identificação e representatividade que ela traz para os brasileiros, valorizando nossa cultura e usando o humor e a linguagem simples para nos comunicarmos”, afirma o executivo, ressaltando que a cantora iniciou a parceria com a marca no início de 2021, e desde lá realiza um trabalho consistente de aproximação da marca com o público.

Ao todo, ele diz que a marca acumula mais de 1,4 milhão de pessoas nas plataformas, sendo o player do segmento com maior número de seguidores no TikTok. “A estratégia de influência do PAN é referência entre os bancos digitais. Em dois anos, aumentamos o engajamento nas redes, diversificando a produção de conteúdo em vídeos, fotos e textos que se adequem às necessidades de cada canal.”

Em junho, a produção foi expandida com o videocast “Pod Fazer Mais”. Serão 39 episódios, com duração entre 45 e 60 minutos cada. “A série é parte da estratégia de conteúdo que o PAN vem investindo ao longo dos anos, com frentes no YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok.”

É um roteiro que aposta no humor, sim, mas que também traz informações relevantes sobre educação financeira, um dos pilares de comunicação da marca. “Educação financeira é peça central do nosso objetivo de apoiar o crescimento econômico de forma sustentável e inclusiva, com espaço para todos os brasileiros. Nossas comunicações, seja com o cliente diretamente ou com o público geral, em nossos canais institucionais e em redes sociais, buscam sempre a linguagem simples e descomplicar o mercado financeiro.”

O investimento em criação de conteúdo original responde a necessidades de negócio e reflete um amplo trabalho de transformação digital do banco, que começou em 2019, segundo Bruno. “Desde que foi lançada, a conta digital PAN entrou em um novo momento, e a comunicação precisou acompanhar. Investimos na proximidade com o cliente, lançamos novos produtos e serviços, focamos na melhoria da experiência e do atendimento e apostamos em novos formatos de interação, gerando diálogos que fossem relevantes para nosso público.”

Na geração de conversa com os públicos B, C e D – alvo do banco –, um dos desafios encontrados foi gerar identificação, segundo ele. “Para vencer esse obstáculo, trabalhamos na diversificação de formatos e na adequação de mensagens para cada plataforma utilizada pelo banco na interação com os clientes.”

Além disso, o PAN investiu na reestruturação das aplicações web, visando impulsionar a criação de uma plataforma funcional, simples, que atendesse às diversas necessidades dos usuários. A mudança também envolveu o lançamento de um novo site, com uma navegação dinâmica e personalizada.

Toda essa estratégia se alinha com a assinatura “Mais que Banco. Mais que Bank. PAN”, lançada no final de 2022 para comunicar o conceito de Smart Bank. “Chegamos a 2023 com um posicionamento smart em nossas campanhas, com uma plataforma digital completa de banking e consumo, e um portfólio diverso, que permite que o PAN atenda aos mais diversos clientes. Como resultado, o número de clientes vem aumentando de forma consistente e cresceu 230% de 2020 para cá, para 25,2 milhões, segundo dados do primeiro trimestre de 2023.”


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