_Brainstorm

HackTown 2023 discute reinvenção em diversas áreas: da IA ao agronegócio

Imagem: Divulgação/HackTown

Chamado de “SXSW brasileiro”, o HackTown, um dos principais festivais de inovação e criatividade da América Latina, chega a sua 7ª edição. Entre os dias 17 e 20 de agosto,  mais de 800 atividades, como palestras, meetups, workshops, festas e showcases, além de experiências imersivas e exposições, tomarão a pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG).

A conferência será um grande encontro de mentes atentas às tendências e de lideranças de movimentos disruptivos e criativos, dentro de marcas, startups e instituições. O UOL é parceiro de mídia do HackTown, e fará cobertura do festival pelas redes sociais do UOL Para Marcas, trazendo destaques e curiosidades.

Com o tema “Reinvenção”, a programação do HackTown levantará debates amplos nas mais diversas áreas, como inteligência artificial, meio ambiente, creator economy, robótica, saúde mental, análise de dados, ciência, marketing, entretenimento, agronegócio na indústria do café, entre outros.

Entre os mais de 600 speakers previstos, estão confirmados Ester Sabino, cientista que liderou o sequenciamento do genoma do vírus Sars-CoV-2; Ian Beacraft, CEO e futurista-chefe da Signal and Cipher, considerado uma das principais vozes em IA e futuro do trabalho; e Laura Ancona, head de conteúdo de Alexa na Amazon Brasil. Helton Simões Gomes, editor de Tilt UOL, irá participar do painel “A Inteligência Artificial nas Redações: O Impacto no Jornalismo”.

No ano passado, o evento atraiu cerca de 30 mil pessoas e a expectativa é superar esse número. Como nas edições anteriores, as atividades ocorrerão de forma simultânea, em diversos pontos espalhados pela cidade de Santa Rita do Sapucaí, como restaurantes, bares, escolas, museus, praças e auditórios.

Além disso, serão montados mais de 10 palcos, que deverão comportar shows, painéis e palestras. A ideia é que o público se integre ao clima de inovação da cidade, sede do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que vem se destacando como polo de economia criativa.

Intercâmbios culturais também estão previstos. Depois do sucesso da Casa da Irlanda em 2022, o HackTown 2023 contará com a Casa da Dinamarca. O espaço oferecerá diversas experiências culturais, gastronômicas e musicais do país, além de promover networking entre os participantes. A iniciativa, liderada por empreendedores dinamarqueses, tem o apoio da embaixada da Dinamarca e outras instituições do país.

Durante as noites do festival, acontece também uma série de showcases, com mais de 100 artistas independentes, que se apresentarão em diferentes locações, como ruas, praças e festas fechadas. Entre os destaques estão a banda Maglore, os rappers Yago Opróbrio, Victor Xamã, e o funkeiro MC Bin Laden.

Espaços de marca

Pelo fato de o HackTown ser espalhado por Santa Rita do Sapucaí, muitas partes da cidade serão “ativáveis”. A Claro, por exemplo, contará com uma casa personalizada na cidade, com diversos ambientes e programação de atividades. O plano é criar um lugar para compartilhar ideias e experiências sobre inovação, empreendedorismo, diversidade, sustentabilidade, ESG, novas tendências e tecnologias.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo