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Consumidor espera mais segurança e diversão nos carros do futuro, diz pesquisa

Imagem: Divulgação/Volkswagen

Os modelos de automóveis do futuro devem oferecer mais segurança e diversão durante as viagens, segundo a expectativa dos consumidores. É o que aponta a pesquisa “Dentsu Consumer Navigator: Auto & Mobility 2024”, realizada pela agência Dentsu. O estudo mapeia mudanças no estilo de vida e na forma de uso dos carros no dia a dia com potencial para guiar a forma como as marcas do setor se posicionam no mercado.

No Brasil, grandes montadoras anunciaram esta semana aporte de cerca de R$ 45 bilhões em investimentos para os próximos anosO movimento coloca o país de volta em posição central no mercado automobilístico da América Latina, como polo de fabricação e lançamentos para a próxima década.

O que esperar da evolução dos carros, num contexto em que questões de mobilidade e sustentabilidade mexem com os ponteiros do setor? Embora realizada nos EUA, a pesquisa oferece indicadores sobre comportamentos que devem ser observados pela indústria como um todo. Além da perspectiva de modelos menos poluentes e mais autônomos, o consumidor espera uma melhor experiência dentro dos veículos.

De acordo com o levantamento, para 71% dos respondentes, “estar seguro enquanto me locomovo” foi o principal aspecto da experiência que o consumidor espera dentro de um carro no futuro. “Ter um espaço onde gosto de passar o tempo fora de casa” recebeu 44% das menções; seguido de “poder consumir entretenimento enquanto estou por aí” (30%).

Poder se divertir durante uma viagem num carro chega a ser tão relevante para os consumidores que 67% dos entrevistados acham que as comodidades e o entretenimento estão se tornando aspectos mais importantes do que os recursos de engenharia. Esse é um aspecto que sensibiliza especialmente homens (74%) e millennials (78%) participantes do estudo.

Diante desse comportamento, o estudo recomenda que as marcas de automóveis estejam atentas às parcerias com plataformas de conteúdo. “Os consumidores não olham mais para os carros como um conjunto de especificações, mas cada vez mais pensam neles como um espaço para desfrutar de entretenimento. As melhores parcerias com plataformas de streaming de mídia e provedores focados em elevar o nível de conforto em uma viagem podem ser um diferencial significativo”, recomenda a análise.

Carros menos poluentes estão incorporados na expectativa dos consumidores. A maioria dos entrevistados (64%) acredita que o futuro dos carros será elétrico. Além disso, a perspectiva de carros autônomos é esperada. Para 52% dos respondentes, os veículos sem condutor são o futuro da mobilidade.

Toda essa visão aponta para uma tendência de maior valorização da experiência dentro de um automóvel, enquanto a posse do automóvel passa a ser menos central no desejo do consumidor. Mas, embora 46% dos respondentes digam ser possível imaginar uma vida sem ter um carro num futuro não tão distante, 79% concordam que o carro é essencial para o estilo de vida que levam. Entre os entrevistados, 85% afirmaram possuir um automóvel (carro, SUV ou caminhão). E 43% planejam comprar um veículo nos próximos 12 meses.


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