_Insights

HackTown: Inovações para criar um futuro inclusivo, diverso e menos tóxico 

Imagem: Brian McGowan/Unsplash

Como as inovações podem transformar negócios enquanto apontam os caminhos que queremos para o futuro? Essa questão atravessou diversas atrações da 6ª edição do HackTown, um dos principais festivais de inovação e criatividade da América Latina, realizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), de 15 a 18 de setembro.

Aplicações no metaverso, tecnologias para um agro sustentável, felicidade e economia criativa nas cidades, inovação e negócios musicais na era do streaming, além de saúde mental, inclusão e revoluções no mundo trabalho estiveram entre as principais pautas da edição, segundo a curadoria do UOL Para Marcas, que cobriu todos os dias do festival pelas redes sociais, trazendo destaques e curiosidades.

Ao todo, foram mais de 800 atividades espalhadas pela cidade, como painéis, workshops, palestras, meetups, festas e shows musicais. O evento contou ainda com uma feira de exposições e espaços de ativação para marcas.

Veja destaques do HackTown 2022, segundo a curadoria UOL para Marcas:

Futuro é de todos

Um futuro que considere a inclusão precisa ser pensado e sonhado por todos, defendeu João Souza, fundador e head da Futuros Inclusivos durante painel no HackTown. “A gente não pode tirar o direito de que qualquer pessoa entenda que ela também é futurista, que está construindo futuros”, disse.

Ele apontou nove dimensões de futuro que precisam ser planejadas de forma inclusiva: trabalho, alimentação, tecnologia, economia, cidadania, territórios, educação, diversidade e lideranças. “Cenários apontam futuros possíveis, prováveis e preferíveis. Futuro é sobre desejo. Por isso, é imperativo considerar comunidade, ter futuristas negros, diversos.”

A geração da diversidade

Para José Saad Neto, head de insights da GoAd Media, o tema da diversidade esteve muito presente no HackTown. “O festival reúne uma geração que é nativa digital. E a pauta da diversidade, da cocriação, da colaboração faz parte da essência e da agenda dessa geração.”

Ele apresentou no evento o resultado da curadoria Cannes Insights 2022, feito pela GoAd com apoio do UOL. O documento apontou a diversidade como uma das pautas transversais do Festival Cannes Lions deste ano. “É muito legal ver que, Cannes, que é o principal festival de publicidade do mundo, celebrou projetos baseados em diversidade, colaboração e cocriação, e encontrar aqui, em Santa Rita do Sapucaí, uma geração também pautada e orientada por esses pilares.”

Saúde mental x entretenimento

Uma das palestrantes do evento, Regina Santana, analista de comunicação e estratégia do Lab Fantasma, colocou em questão o tema da saúde mental na indústria do entretenimento e da música. “Falar sobre isso numa feira de inovação e criatividade é o caminho para que a gente consiga tornar a internet um ambiente menos tóxico e mais saudável para todo mundo”, disse.

Ela comemora que marcas estão abraçando a pauta, inclusive dentro do próprio HackTown. “Foi uma experiência incrível, várias marcas e projetos em prol da saúde mental. A gente está no mês do Setembro Amarelo, a gente sabe que é muito importante.”

Olhar do futuro sobre o meio ambiente 

A defesa do meio ambiente ganhou eloquência em uma das atividades mais comentadas do HackTown: o Museu do Absurdo 2050. A experiência “trouxe do futuro” lentes capazes de enxergar os absurdos de hoje, para questionar o uso de materiais poluentes e destrutivos para o planeta, como plástico, jeans, asfalto, entre outros.

“Nós convidamos os participantes a estar conosco em 2050 e explorar os artefatos da década de 2020 que são absurdos frente aos grandes desafios que nós temos nos anos 50. E usando as lentes do absurdo a gente pode mudar a realidade de 2022”, disse Luciana Bazanella, cofundadora da White Rabbit Trends, que realizou a experiência.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo