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‘SXSW Insights 2023’ traz tendências em IAs, experiências imersivas e creator economy

Imagem: Reprodução

Num futuro próximo, quais serão os grandes campos de inovação para marcas? Essa questão permeia todo o “SXSW Insights 2023”, relatório produzido pela GoAd Media, que aponta tendências relacionadas às IAs onipresentes, experiências imersivas e comunidades na creator economy. O mapa foi feito a partir da curadoria de jornalistas, designers e pesquisadores que participaram do maior festival de inovação e criatividade do mundo este ano.

O documento, que é um oferecimento do UOL ao mercado publicitário e tem o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), mapeou as principais macrotendências que devem direcionar os mais diversos segmentos, com impacto direto nas estratégias de marcas. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

Antes de detalhar as tendências, o paper traz uma visão panorâmica do contexto atual no qual se insere o SXSW 2023, apresentando os principais fatores de influência econômicos – como as crises e demissões nas big techs e o papel do Brasil no cenário global –, e também tecnológicos – como a escalabilidade das inteligências artificiais generativas em todos os níveis de interação e produção humanas.

A curadoria ainda capta alguns discursos que se mostraram relevantes de forma transversal nos debates movimentados pelo festival, como o da corresponsabilidade das empresas nas questões socioambientais e éticas, no uso das novas tecnologias, e a emergência de um senso de comunidade.

A partir daí, o “SXSW Insights 2023” aponta as principais tendências que conversam diretamente com as estratégias das marcas. Veja três dos seis key insights mapeados pelo relatório:

1. Automação cognitiva e “iasmose”

Ao mesmo tempo em que as ferramentas baseadas em IA generativa reproduzem e automatizam capacidades humanas, elas impõem às pessoas novos papéis, inclusive sociais. Isso deve produzir impactos em todas as áreas, da saúde ao jornalismo, passando pelos modos de trabalho. Além disso, em cerca de três anos, todos os setores serão permeados por inteligência artificial, segundo prevê a futurista Amy Webb, no que ela chama de “iasmose”. É um tempo curto de adaptação que deixará algumas empresas vulneráveis, segundo ela.

2. Experiências imersivas e funcionais

“Conforme os equipamentos de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (XR) se tornam mais populares, sua utilização ganha novas aplicações práticas”, diz o relatório. Entretenimento, varejo e saúde estão na ponta, mas o uso dessas ferramentas para sensibilizar a empatia em torno de causas surge como novo movimento. É o caso da experiência de VR “The Fresh Look: Memories”, que leva o espectador a experienciar situações semelhantes às vividas por pessoas que sofrem com a guerra na Ucrânia.

3. Creator economy e comunidades

Um dos aprendizados do SXSW 2023 é a importância de fortalecer comunidades comprometidas com seus membros. “No universo do empreendedorismo e do marketing, ganha corpo o movimento de se reunir em torno de grupos não necessariamente grandes, mas fiéis”, diz o paper. O mapeamento aponta casos de marcas e empresas que apoiaram estratégias na força das comunidades e ainda reflete sobre como avanços na Web3 contribuem com a creator economy.


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