_Networking

Néllys Corrêa, do Digitais Pretas: Gramado será palco para afroempreendedorismo

Imagem: Divulgação

Gramado irá coroar a potência de mulheres negras. Na cidade turística predominantemente branca, o evento Digitais Pretas Summit pretende celebrar a liderança de mulheres afroempreendedoras, promover trocas e inspirar. A iniciativa é de Néllys Corrêa, que se tornou uma referência regional ao fundar a Digitais Pretas, uma rede de apoio e empoderamento que orienta, no mercado e nas redes, negócios e marcas de mulheres racializadas.

Esse evento, que é uma ousadia, foi criado para que a gente consiga mudar a história e fazer com que uma das cidades mais europeias do Brasil, mais brancas do Brasil, aplauda e coroe pessoas pretas. E para que a gente entenda que nosso lugar é onde quisermos estar. Juntas, conseguimos promover mudanças na estrutura”, diz Néllys.

O Digitais Pretas Summit deverá receber nomes como a apresentadora Cris Guterres, a bailarina e atriz Luana Bandeira e a especialista em tecnologia Solange Feliciano. Será no dia 22 de setembro, no Expogramado.

Ex-lojista de roupas, há três anos, Néllys passou a se dedicar à Digitais Pretas. A rede que, segundo ela, começou entre amigas, ganhou corpo quando ficou claro o poder de criação de mulheres pretas unidas. “Iniciamos completamente sem pretensão. Era um grupo de amigas para tomar café e se sentir fortalecida. O início foi uma questão do empoderamento somente na internet”, diz.

Mas, assim que o primeiro evento, em 2021, se tornou realidade, o propósito se fortaleceu e ampliou. E o marketing passou a ser ferramenta fundamental para o posicionamento, tanto da Digitais Pretas quanto de suas integrantes. O nome da rede, inclusive, revela a direção desse marketing. O duplo sentido de “digitais” fala, ao mesmo tempo, da importância das estratégias digitais, e da valorização das identidades de cada mulher negra.

“O que eu percebi, quando entrei nas redes em 2020, é que os perfis eram extremamente padronizados. Se você não fosse uma jovem, de pele clara, com corpo super em forma, não tinha destaque. E entendi a necessidade de ressaltar minhas próprias características para ocupar o meu espaço. É a mesma coisa com uma marca de afroempreendedora. Cada empresa é uma. E quando entendemos que nossas diferenças servem para alavancar nossos negócios, conseguimos usar uma estratégia para progredir.”

Esse direcionamento, segundo ela, se apoia em três “Cs”: conhecimento, constância e “cara de pau”, brinca. “É preciso conhecimento pessoal e da marca, entender que muitas vezes você não vai precisar inventar a roda, apenas entender onde sua roda é diferente. Tem que ter a constância, tem que estar ali, se mostrando. E a cara de pau, na verdade, são as conexões. Porque é muito importante estar conectada com outras pessoas e não ter vergonha.”

O que leva ao próximo passo. Segundo Néllys, não basta se nutrir da força conjunta, é preciso também se expandir para outros territórios. “Para a gente conseguir sair da nossa bolha. Estamos falando de um grupo racializado, mas não vivemos num grupo só de mulheres pretas. Então, a gente precisa dessa cara de pau de nos mostrar, de fazer networking, e ocupar espaços que antes não acreditávamos que eram nossos.”

E por isso ela vê de forma positiva a relação com marcas. “Hoje estamos num período de bastante abertura de empresas e marcas, olhando para a diversidade. Entendo que parte disso é marketing, mas a gente tem de se aproveitar desses espaços, para que mais oportunidades se tornem reais. Porque muitas vezes vamos conseguir entrar em novos lugares com alguém dentro abrindo as portas.”


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo